14 de set. de 2010

Rosário meditado



Rosário meditado


Vinde ó Deus em meu auxílio, socorrei-me sem demora.          
Glória ao pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém.

Mistérios da Alegria (Segunda e sábado)

1º Mistério: O anúncio do anjo a Maria de sua divina maternidade
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 1,26-31): Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazareth, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o Anjo disse-lhe: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.” Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o Anjo: “Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.”
Da vida espiritual da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Este pacientíssimo e sapientíssimo Deus, vendo a dureza e a obstinação de meu coração, deliberou de amolecê-lo por outro caminho. Na vigília da anunciação Padre Francisco falou do amor divino que inflamou o coração da Virgem no momento do anúncio. Falava com tanta força e fervor que parecia um serafim; afirmou que havia mais doçura em uma centelha daquele amor que a Virgem sentiu do que em todos os amores do mundo. Após aquela pregação, ajoelhei-me diante do altar e fiz voto à Virgem Maria de conservar imaculados todos os meus sentimentos, a fim de que Deus não dispusesse de mim de outro modo. E este pacto: que Deus me desse a graça de sentir em mim ao menos uma centelha daquele amor que Maria havia sentido naquele dia.  Em tal oração perseverava dia e noite com muito fervor e desejo.

2º Mistério: A visita de Maria a Isabel
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 1,39-42): Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Tu, alma devota, pensa no novo fervor e no amor que havia na fornalha do coração de Maria Santíssima, pois lhe foi dado tão divino Filho, e nos nove meses que o carregou em seu seio, seu amor e seu desejo cresciam sempre mais... ao ponto de parecer definhar por amor e desejo de amamentá-lo e carregá-lo docemente em seus santíssimos braços.

3º Mistério: O nascimento de Jesus em Belém
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 2,1.6-7): Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recensea­mento de toda a terra. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: A Virgem Maria estava imersa em um profundo abismo de amor na noite sacratíssima na qual deu a luz ao Filho unigênito do Pai Eterno; e após seu nascimento, com quanta reverência o adorou e o tomou em seus braços, estreitando-o e beijando-o com tanto amor e ternura que a sua alma estava como que liquefeita pela grande doçura do amor. Todavia, fortificada pela paterna majestade (de Deus) e por seu doce Jesus, Filho seu e do Espírito Santo, e pelas angélicas hierarquias que estavam presentes, docemente o envolve em faixas e o colocou no presépio, em meio a dois animais, o boi e o asno, cumprindo nele todos os mistérios que foram profetizados a seu respeito.

4º Mistério: A apresentação de Jesus no templo
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 2,22.25.27-28.34-35): Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Si­meão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de re-erguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Quando apresentou o seu doce Filho Jesus no templo, com quanta alegria (Maria) o levou em seus braços, vendo-se mãe e ao meso tempo virgem, colocando-o nos braços do santo profeta Simeão. E este venerando idoso, vendo a Rainha do paraíso, lhe disse com espírito profético: “Uma espada te traspassará a alma”.

5º Mistério: O Encontro de Jesus no templo, entre os doutores
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 2,41-43.46): Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Uma vez, em particular, indo para a grande festa em Jerusalém com Jesus e José, ao retornar para casa, tendo Deus assim disposto e permitido, não estava com eles o doce Jesus. Fortemente angustiada, voltou logo para Jerusalém para procurá-lo e, não o encontrando, chorava amargamente. Ao terceiro dia o encontrou entre os doutores e, cheia de alegria e serenidade, se aproximou do Filho. E então a doce mãe tomou seu amado (filho) e, abraçando-o e beijando-o com muita ternura o reconduz a sua pobre casa, onde permaneceu com ela até atingir a idade de vinte e nove ou trinta anos.

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Ladainha Lauretana de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe Imaculada, rogai por nós.
Mãe intemerata, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede da sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso digno de honra, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de David, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos Profetas, rogai por nós.
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos Mártires, rogai por nós.
Rainha dos Confessores, rogai por nós.
Rainha das Virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha assunta ao Céu, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da Paz, rogai por nós.
Rainha da Ordem dos Menores, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V/ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor nosso Deus, que no teu Filho Jesus Cristo nos mostrastes um modelo incomparável de docilidade a tua Palavra, faze que, por intercessão de Maria, que foi sua mãe segundo a carne, possamos cumprir a tua vontade e assim nos tornar irmãs e mães de Jesus. Ele que vive e reina para sempre. Amém.

 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória, pelas intenções do Santo Padre.

Mistérios Dolorosos (terça e sexta)

1º Mistério: A oração e a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 22,39-44): Jesus saiu e, como de costume, foi para o monte das Oliveiras. Os discípulos o acompanharam. Chegando ao lugar, Jesus lhes disse: “Orai para não cairdes em tentação”. Então afastou-se dali, à distância de um arremesso de pedra, e, de joelhos, começou a orar. “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua!” Apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caíam no chão.
Dos escritos “As Dores Mentais” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: “Sabe quanto foi grande a minha dor? Foi grande como é grande o amor que tenho pelos seres humanos.”... “Sabes, minha filha, foram inumeráveis e infinitas, porque inumeráveis são as almas que se separam de mim por causa do pecado. São membros que se desarticulam de mim, sua Cabeça, tantas vezes quantas pecam gravemente. Esta é a pena mais cruel que sofro no meu coração: a desarticulação dos meus membros.

2º Mistério: A flagelação de Jesus atado a uma coluna
Do Evangelho segundo João (Jo 18,38-19,1): Pilatos saiu ao encontro dos juDeus e declarou: “Eu não encontro nele nenhum motivo de condenação. Mas existe entre vós um costume de que, por ocasião da Páscoa, eu vos solte um preso. Quereis que eu vos solte o Rei dos JuDeus?” Eles, então, se puseram a gritar: “Este não, mas Barrabás!” Ora, Barrabás era um assaltante. Pilatos, então, mandou açoitar Jesus.
Dos escritos “As Dores Mentais” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Agradeço a ti, meu Redentor benigníssimo, por todas as vitórias que me deste contra os meus inimigos, os vícios capitais. Somente de ti e por ti alcancei hoje a minha vitória; da minha malvadeza e do pouco amor que te dou, ó meu Deus, se deve cada uma de minhas derrotas. Ó Deus e redentor meu, quem te crucificou? Eu. Quem te flagelou à coluna? Eu. Quem te coroou de espinhos? Eu. Quem te deu de beber fel e vinagre? Eu. Ó meu Jesus, sabes porque te digo isto? Porque a luz da tua graça me fez compreender que muito mais te fazem sofrer os meus pecados do que todas as dilacerações que atormentaram então teu sacratíssimo corpo.

3º Mistério: Jesus coroado de espinhos
Do Evangelho segundo Mateus (Mt 27,27-29): Em seguida, os soldados do governador levaram Jesus ao pretório e reuniram todo o batalhão em volta dele. Tiraram-lhe a roupa e o vestiram com um manto vermelho; depois trançaram uma coroa de espinhos, puseram-na em sua cabeça, e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e zombavam, dizendo: “Salve, rei dos juDeus!”
Dos escritos “As recordações de Jesus” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Quando és ofendida, sofre mais pela ofensa feita a Deus do que pelas tuas penas. De todo o coração, pede a mim pelo ofensor; invoca perdão para ele. Pede-me de libertá-lo das penas que merece, pois teu próximo é teu membro. Reconhece que tu és muito mais obrigada com aqueles que te fazem mal que aqueles que te fazem bem. Aqueles purificam a tua alma, a fazem bela, graciosa, agradável a minha presença... pensa que tudo é permitido por mim, para o teu bem. Não imputes a quem te faz sofrer algum pecado.

4º Mistério: Jesus a caminho do Calvário com a cruz às costas
Do Evangelho segundo Mateus (Mt 27,31-32): Depois de zombar dele, tiraram-lhe o manto vermelho e o vestiram com suas próprias roupas. Daí o levaram para crucificar. Ao saírem,encontraram um homem chamado Simão, que era de Cirene, e o obrigaram a carregar a cruz de Jesus.
Dos escritos “As recordações de Jesus” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: A escolha que fiz de sofrer somente por amor, deves fazê-la também tu, se queres ser semelhante a mim. Assim agradas a meu Pai. Fui abandonado por todos. Quando também tu fores abandonada, alegra-te e agradece-me. Eu fui apresentado a diversos juízes com escárnios e tormentos por aquele povo que cumulava de privilégios. Quando receberes injúrias, desprezos, e repreensões, alegra-te e agradece-me.

5º Mistério: A crucificação e morte de Jesus
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 23,33-34.44-46): Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali crucificaram Jesus e os malfeitores: um à sua direita e outro à sua esquerda. Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!” Repartiram então suas vestes tirando a sorte. Já era mais ou menos meio-dia, e uma escuridão cobriu toda a terra até às três da tarde, pois o sol parou de brilhar. O véu do Santuário rasgou-se pelo meio, e Jesus deu um forte grito: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Dizendo isto, expirou.
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Contemple com dor no coração, com tristeza da mente e com abundantes lágrimas o grande espetáculo, o grande opróbrio que a aflita Mãe viu no seu Filho Jesus quando pendia do lenho da cruz e medite bem as suas dores, soluços e lamentos mais do coração que da voz, pois a dor que ela sentia a fazia muitas vezes perder a palavra.

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 
Ladainha Bíblica de Nossa Senhora

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Maria do Caminho, rogai por nós.
Nova Eva, rogai por nós.
Mãe dos viventes, rogai por nós.
Estirpe de Abraão, rogai por nós.
Herdeira da promessa, rogai por nós.
Broto de Jessé, rogai por nós.
Filha de Sião, rogai por nós.
Terra virgem, rogai por nós.
Escada de Jacó, rogai por nós.
Sarça ardente, rogai por nós.
Tabernáculo do Altíssimo, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Sede da Sabedoria, rogai por nós.
Cidade de Deus, rogai por nós.
Porta Oriental, rogai por nós.
Fonte de Água viva rogai por nós.
Aurora da Salvação, rogai por nós.
Alegria de Israel, rogai por nós.
Glória de Jerusalém, rogai por nós.              
Honra do nosso povo, rogai por nós.
Virgem de Nazaré, rogai por nós.
Virgem cheia de graça, rogai por nós.
Virgem ofuscada pelo Espírito Santo, rogai por nós.
Virgem parturiente, rogai por nós.
Serva do Senhor, rogai por nós.
Serva da Palavra, rogai por nós.
Serva humilde e pobre, rogai por nós.
Esposa de José, rogai por nós.
Bendita entre as mulheres, rogai por nós.
Mãe de Jesus, rogai por nós.
Mãe do Emanuel, rogai por nós.
Mãe do Filho de Davi, rogai por nós.
Mãe do Senhor, rogai por nós.
Mãe dos discípulos, rogai por nós.
Mãe solicita na visitação, rogai por nós.
Mãe alegre em Belém, rogai por nós.
Mãe oferente no templo, rogai por nós.
Mãe exilada no Egito, rogai por nós.
Mãe ansiosa em Jerusalém, rogai por nós.
Mãe providente em Caná, rogai por nós.
Mãe forte no Calvário, rogai por nós.
Mãe orante no Cenáculo, rogai por nós.
Mulher da Nova Aliança, rogai por nós.
Mulher vestida de sol, rogai por nós.
Mulher coroada de estrelas, rogai por nós.
Rainha à direita do Rei, rogai por nós.
Rainha da Paz, rogai por nós.
Rainha da Ordem dos Menores, rogai por nós.
Feliz porque creste, nós te louvamos!
Feliz porque guardaste a Palavra, nós te bendizemos!
Feliz porque fizeste a vontade do Pai, nós te glorificamos!
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V/ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Senhor nosso Deus, que no teu Filho Jesus Cristo nos mostrastes um modelo incomparável de docilidade a tua Palavra, faze que, por intercessão de Maria, que foi sua mãe segundo a carne, possamos cumprir a tua vontade e assim nos tornar irmãs e mães de Jesus. Ele que vive e reina para sempre. Amém.
1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória, pelas intenções do Santo Padre.


Mistérios Gloriosos (Quartas e domingos)

1º Mistério: A ressurreição de Jesus
Do Evangelho segundo Mateus (Mt 28,5-9): Então o anjo falou às mulheres: “Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis. É o que tenho a vos dizer”. E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: “Alegrai-vos!” Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração.
Dos escritos “As Dores Mentais” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Tu, ó Senhor, nasceste por graça em minha alma, deste a mim a tua luz, luz da Verdade, Caminho para chegar a ti, verdadeiro Paraíso. Nas trevas e escuridão do mundo, me fizeste ver, ouvir, falar e caminhar na tua luz. Porque verdadeiramente eu era cega, surda e muda a todas as coisas espirituais. Me ressuscitaste em ti, verdadeira Vida, que dá vida a cada criatura viva.

2º Mistério: A ascensão de Jesus ao céu
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 24,50-53): Então Jesus levou-os para fora da cidade, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria, e estavam sempre no templo, bendizendo a Deus.
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Pensa, então, quando o viu subir ao céu: observa o seu rosto angélico banhado de dulcíssimas lágrimas pela emoção de sua partida. A doce mãe, como pessoa sábia e desejosa do triunfo de seu Jesus, deixou o Filho, e então o doce Filho, após haver dado a benção aos poucos eleitos que estavam presentes e que choravam todos pela emoção de amor, abraçou mais uma vez a Mãe. E neste último abraço dado pelo Filho a Mãe, ele atraiu para si o coração dela e lhe comunicou tão profundamente os raios da própria divindade que, deixando de abraçá-la o doce Filho Jesus e começando letamente a subir levemente para muito alto, a doce Mãe mal se dá conta, pois estava tão absorta que parecia subir junto ao Filho.

3º Mistério: A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com Maria
Dos Atos dos Apóstolos (At 1,14.2,1-4): Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, Maria, mãe de Jesus – e com os irmãos dele. Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se.
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Passados dez dias da ascensão, desce o Espírito Santo sobre a Virgem Mãe e sobre aqueles que estavam reclusos no santo Cenáculo, concentrados apenas na oração e na contemplação divina. Sentindo-se eles inflamados como fornalhas ardentes e saindo fora com grande fervor, não temendo nem morte nem flagelos, andavam pregando aqui e ali, convertendo os povos à verdadeira fé segundo a ordem dada pelo divino Mestre e que a doce Mãe lhes recordava, como os apóstolos lhe haviam ordenado.

4º Mistério: A assunção de Maria
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 1,46-48): Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz...”
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Imagina alma devota e contemplativa, e observa um pouco o doce Jesus que se aproxima da doce Mãe e, abrindo aqueles dulcíssimos braços, os lança à sua cintura e a estreita ao seu sacratíssimo peito, colocando-lhe raios de divindade. E nestes suaves e doces abraços tira a alma de Maria fora do corpo e os santos anjos ali presentes, vendo a alma de sua Rainha assim resplendente nos braços do doce Jesus, começaram a cantar com doce melodia.

5º Mistério: A coroação de Maria como Rainha do céu e da terra
Do apocalipse (Ap12,1): Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas.
Da novena à Virgem da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Pensa como Maria iluminou todo o paraíso quase com uma nova luz e como a Santíssima Trindade a exaltou sobre todos os coros angélicos e sobre todos os santos e santas. E também como, secundariamente, esta Rainha única foi exaltada em relação a capacidade do divino amor, porque ela é mais capaz de conter o divino amor e a Santa Trindade que todos os nove coros dos anjos,do que os santos e santas que existiram e existirão. Pensa que Maria foi exaltada em grande esplendor, pois você sabe que ela supera o esplendor de todos estes anjos e santos, que por si só resplendem sete vezes mais que o sol e, e a multidão dos anjos e santos é tanta que somente a divina majestade pode contá-la, mesmo assim esta Rainha superará todos em esplendor sem nenhuma comparação.

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Ladainha de Nossa Senhora, extraída da “Lumem Gentium”

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Filha predileta do Pai, rogai por nós.
Mãe do Verbo encarnado, rogai por nós.
Virgem escolhida desde toda a eternidade, rogai por nós.
Nova Eva, rogai por nós.
Filha de Adão, rogai por nós.
Filha de Sião, rogai por nós.
Virgem imaculada, rogai por nós.
Virgem de Nazaré, rogai por nós.
Virgem ofuscada pelo Espírito Santo, rogai por nós.
Mãe do Senhor, rogai por nós.
Mãe do Emanuel, rogai por nós.
Mãe de Cristo, rogai por nós.
Mãe de Jesus, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Associada ao Redentor, rogai por nós.
Vós que acolhestes a Palavra, rogai por nós.
Vós que destes ao mundo a Vida, rogai por nós.
Vós que apresentastes Jesus no templo, rogai por nós.
Vós que mostrastes Jesus aos magos, rogai por nós.
Vós que alegrastes a mesa de Caná, rogai por nós.
Vós que colaborastes com a obra da salvação, rogai por nós.
Vós que sofrestes junto a cruz, rogai por nós.
Vós que implorastes o dom do Espírito, rogai por nós.
Mãe dos viventes, rogai por nós.
Mãe dos fiéis, rogai por nós.
Mãe de todos os seres humanos, rogai por nós.
Eleita entre os pobres do Senhor, rogai por nós.
Humilde serva do Senhor, rogai por nós.
Serva da Redenção, rogai por nós.
Peregrina no caminho da fé, rogai por nós.
Virgem da obediência, rogai por nós.
Virgem da esperança, rogai por nós.
Virgem do amor, rogai por nós.
Modelo de Santidade, rogai por nós.
Membro eminente da Igreja, rogai por nós.
Imagem da Igreja, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.
Advogada nossa, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Socorro dos pobres, rogai por nós.
Mediadora das graças, rogai por nós.
Assunta à glória celeste, rogai por nós.
Glorificada no corpo e na alma, rogai por nós.
Exaltada sobre os anjos e santos, rogai por nós.
Rainha do universo, rogai por nós.
Sinal de consolação, rogai por nós.
Sinal de segura esperança, rogai por nós.
Sinal da glória futura, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V/ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Pai eterno, prêmio daqueles que confiam em vós, acolhendo na glória o vosso divino Filho que nos doou o seu Espírito, a fim de que nos tornássemos co-herdeiros do Unigênito, concedei que, contemplando a glória do Filho junto com a Mãe, possamos um dia também nós sermos associados para sempre a comunhão com a Trindade. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória, pelas intenções do Santo Padre.

Mistérios Luminosos (Quintas)

1º Mistério: O batismo de Jesus no Jordão
Do Evangelho segundo Marcos (Mc 1,9-11): Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no rio Jordão. Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado”.
Dos escritos “Louvor da visão de Cristo” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Quando poderei contemplar, ó bom Jesus, o teu benigno rosto? Se pudesse aproximar-me ao Sato rosto, ó doce vida minha... na desejaria mais nem vida eterna, nem paraíso. Porque tu és a minha verdadeira paz, és verdadeiro homem e verdadeiro Filho de Deus; tu és o desejado e grande Messias e és meu eterno esposo.

2º Mistério: A manifestação de Jesus nas bodas de Caná
Do Evangelho segundo João (Jo 2,1-5): No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”
Dos escritos “A pureza de coração” da Bem-aventurada Camila Batista Varani:Ó inefável condescendência, ó união inescrutável! Esta é a união do matrimônio divino que a natureza divina contrai com a humana. Vinde, ó enamorados, às núpcias do esposo imaculado; comei, amigos, e inebriai-vos caríssimos: comei, amigos, do nobre esposo, e bebei do vinho do amor. Vós, principiantes, saboreai um pouco deste vinho, mas vós, perfeitos, bebei em abundância, inebriai-vos nas núpcias do rei altíssimo.

3º Mistério: O anúncio do Reino de Deus
Do Evangelho segundo Mateus (Mt 5,1-3): Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados.
Dos escritos “Instruções ao discípulo” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Tão desejoso és de possuir Cristo, que para gozar dele deixarias mil mundos. Meu caríssimo filho, tua pobreza seja esta: não querer outra coisa nesta vida que Jesus Crucificado. Nele encontrarás a verdadeira, a suma riqueza. Ó, quanto é pobre quem deseja somente Deus! Quanto é rico quem não tem outro a não ser Deus!

4º Mistério: A transfiguração de Jesus no monte Tabor
Do Evangelho segundo Mateus (Mt 17,1-2.4a): Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui.
Dos escritos “A pureza de coração” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: Está é a iluminação que desejava o profeta quando dizia: manda a tua luz. Manda-me, Senhor, a tua luz, a fim que me tire das trevas do amor próprio, me conduza ao monte do conhecimento da tua beleza e da minha deformidade e nas tuas tendas, isto é, na ta caridade, que é a sede especial de             Deus, porque onde há caridade e amor, lá está Deus e sem caridade ninguém verá Deus nesta vida pela graça e na outra pela glória. Quem és tu e quem sou eu? Ao fixar o olhar sobre este ponto, a alma se surpreende de admiração e êxtase. E também recebe uma luz imensa de um gosto indizível.

5º Mistério: A instituição da Eucaristia
Do Evangelho segundo Lucas (Lc 22,19-20): A seguir, tomou o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim”. Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós.
Dos escritos “A vida espiritual” da Bem-aventurada Camila Batista Varani: O sacramento Eucarístico é verdadeiramente o Pão dos Anjos. Digo isto porque após a visita dos “dois anjos” permaneceu em mim tanto apetite e fome do sacramento Eucarístico, que não podia saciar-me de comungar. Por dois anos quase contínuos comunguei cada domingo. Mas o meu apetite e fome teria sido, podendo, comungar todo dia. E quando pensava de estar mais de oito dias, me parecia desfalecer, tanto me era de sofrimento.

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa,  ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Ladainha de Nossa Senhora, extraída da “Redemptoris Mater”

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Mãe de Deus, rogai por nós.
Mãe do Senhor, rogai por nós.
Mãe de Cristo, rogai por nós.
Mãe do Messias, rogai por nós.
Mãe de Jesus, rogai por nós.
Mãe do Filho de Deus, rogai por nós.
Mãe do Redentor, rogai por nós.
Mãe do Verbo encarnado, rogai por nós.
Mãe dos viventes, rogai por nós.
Mãe dos homens, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.
Mãe e mediadora, rogai por nós.
Mãe amantíssima, rogai por nós.
Mãe toda santa de Deus, rogai por nós.
Maria virgem Mãe de Deus, rogai por nós.
Virgem santíssima, rogai por nós.
Maria, que acreditou em Jesus, rogai por nós.
Maria, primeira discípula do Filho, rogai por nós.
Maria, eleita de Deus, rogai por nós.
Virgem de Nazaré, rogai por nós.
Filha predileta do Pai, rogai por nós.
Filha do teu Filho, rogai por nós.
Excelsa filha de Sião, rogai por nós.
Fiel esposa do Espírito Santo, rogai por nós.
Templo do Espírito Santo, rogai por nós.
Serva do Senhor, rogai por nós.
Humilde escrava do Senhor, rogai por nós.
Espelho das obras de Deus, rogai por nós.
Feliz que acreditou, rogai por nós.
Estrela matutina, rogai por nós.
Estrela do mar, rogai por nós.
Bendita entre as mulheres, rogai por nós.
Plena de graça, rogai por nós.
Geradora do Filho de Deus, rogai por nós.
Modelo de virtude, rogai por nós.
Modelo de esperança, rogai por nós.
Modelo da Igreja, rogai por nós.
Imagem da beleza divina, rogai por nós.
Morada da Sabedoria eterna, rogai por nós.
Figura do orante, rogai por nós.
Protótipo da contemplação, rogai por nós.
Ícone da glória, rogai por nós.
Rainha do universo, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V/ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Deus, pai de Jesus Cristo, nosso Salvador, que em Maria virgem santa e mãe cuidadosa, nos deu a imagem da Igreja, manda o teu Espírito em ajuda à nossa fraqueza a fim de que, perseverando na fé, cresçamos no amor e caminhemos juntos até a meta da feliz esperança. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória, pelas intenções do Santo Padre.

 Ao fim de cada rosário pode-se também usar a seguinte Ladainha de Nossa Senhora, baseada nos escritos da Bem aventurada Camila Batista Varani.

Ladainha de Nossa Senhora, dos Escritos da “Bem aventurada Camila Batista”
Ladainha tirada da “Oração à Virgem” e das “Considerações sobre a Paixão”

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós
Virgem das virgens Maria, rogai por nós.
Mãe da suma graça, rogai por nós.
Mãe de misericórdia, rogai por nós.
Mãe de bondade, rogai por nós.
Mãe de piedade, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Rainha do céu e da terra, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Virgem plena de Graça, rogai por nós.
Filhinha de Deus, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Esposa do Espírito Santo, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha do céu, rogai por nós.
Estrela do mar, rogai por nós.
Senhora do mundo, rogai por nós.
Glória do mundo inteiro, rogai por nós.
Glória dos Santos, rogai por nós.
Alegria dos cristãos, rogai por nós.
Honra das mulheres, rogai por nós.
Alegria dos homens, rogai por nós.
Casa do espírito Santo, rogai por nós.
Flor das virgens, rogai por nós.
Conselho das viúvas, rogai por nós.
Esperança dos pecadores, rogai por nós.
Espelho dos justos, rogai por nós.
Fonte de misericórdia, rogai por nós.
Caminho de salvação, rogai por nós.
Porta do Paraíso, rogai por nós.
Escada do céu, rogai por nós.
Coluna do mundo, rogai por nós.
Conforto de nossa alma, rogai por nós.
Realização de toda perfeição e bondade, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V/ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Deus, pai de Jesus Cristo, nosso Salvador, que em Maria virgem santa e mãe cuidadosa, nos deu a imagem da Igreja, manda o teu Espírito em ajuda à nossa fraqueza a fim de que, perseverando na fé, cresçamos no amor e caminhemos juntos até a meta da feliz esperança. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória, pelas intenções do Santo Padre.

Tradução: Irmã Maria Renata, Mosteiro Nazaré, Lages

Um comentário:

  1. caríssimas irmãs lindas estas ladainhas para invocar nossa mãe... abraços, ir carlos de jesus,isg

    ResponderExcluir